Como vencer quando você não é o favorito
Perseverança: Na busca de um objetivo, todos lutam contra dificuldades – alguns sofrem com a competição desleal, as consequências da baixa escolaridade, os poucos recursos financeiros, a incapacidade gerencial do chefe, a falta de apoio para criar os filhos, etc. Cada um enfrenta um conjunto diferente de adversidades. No entanto, os que saem vencedores têm em comum a perseverança, que é a ponte para transpor as tribulações.
Motivação: Sua determinação e sua motivação serão essenciais para que os outros queiram ajudá-lo em sua empreitada. Ninguém irá despender tempo, recursos e expectativas numa batalha em que nem mesmo o mais interessado acredita que obterá êxito. Por isso, a pessoa mais empolgada deve ser você mesmo.
Integridade: A maior vítima de uma pessoa desonesta é ela mesma. Pensa que está enganando apenas o próximo, quando, na realidade, causa um dano eterno a si, criando uma marca negativa para o próprio nome. O caráter é uma virtude imprescindível e, para funções de comando e liderança, pode ser mais importante até do que a habilidade técnica.
Estratégia e criatividade: Uma das formas estratégicas de vencer é encontrar opções mais eficientes porém pouco conhecidas pelos mais fortes. Isso porque, em muitas situações, o excesso de confiança e até mesmo o desprezo pelos mais fracos fazem com que os mais capacitados falhem em fundamentos importantes. Saber explorar esses flancos, com base em nossa mente criativa e na bagagem que possuímos, é uma virtude que pode garantir o sucesso.
Coragem: Coragem é investir ainda que se corra o risco de quebrar, é tentar recuperar sua empresa quando ninguém mais acredita e buscar ajuda, conhecimento e o que lhe falta no momento da dificuldade para salvar seu negócio. Coragem é trabalhar numa atividade modesta e empregar seus recursos em sua formação técnica e intelectual para superar as deficiências e construir uma carreira sólida e respeitada.