ZKINDLE.COM

Pacientes que curam: O cotidiano de uma médica do SUS – Julia Rocha

Em Pacientes que curam, a médica Julia Rocha conta seu cotidiano no Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, onde trabalha há dez anos, desde que se formou.

Os textos de Pacientes que curam apresentam o que Julia – uma mulher negra, médica de família e comunidade, mãe e cantora – vivenciou no plantão no hospital, em seu consultório na Unidade Básica de Saúde, na UPA ou em visita a pacientes em casa. E, ao fazer isso, traçam um retrato de um Brasil periférico, que vive mal desde sempre. Ao mesmo tempo, revelam o que há de universal, de sensível, no humano.


No livro, vemos como saúde é muito mais do que não estar doente: é ter garantido o direito ao trabalho, à moradia, à alimentação, à educação, ao lazer e aos demais componentes do Estado de bem-estar social. Mas como proporcionar direitos às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social?

Como fazer cumprir os artigos da Constituição que estabelecem acesso universal e igualitário à saúde? A saúde é direito de todos e dever do Estado.

678 KB

Leave A Comment